segunda-feira, 29 de outubro de 2018
Congresso Mato-grossense de Psicologia e Compromisso Social tem mais de 1 mil inscritos

Mais de 1 mil pessoas já se inscreveram para participar do 1º Congresso Mato-grossense de Psicologia e Compromisso Social que ocorrerá junto com o 2º Encontro de Psicologia na Assistência Social a partir desta terça-feira (30) no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).

Para a abertura do evento, marcada para as 19h, a Associação das Manifestações folclóricas de Mato Grosso se apresentará e na sequência a professora, pós-doutora em Educação, Neuza Guareschi, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ministrará a palestra: Psicologia, Políticas Públicas e Processos de Subjetivação.

O objetivo dos eventos é debater sobre o exercício profissional da(o) psicóloga(o) dentro da atual conjuntura e como estamos nos preparando para o futuro da Psicologia, tanto nos espaços formativos, quanto nos espaços de prática profissional.

O público alvo esperado são estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais da Psicologia, do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e usuárias(os) das políticas públicas. A metodologia será desenvolvida a partir de conferências, rodas de conversa, mesas redondas, oficinas e GTs (grupos de trabalho). Estes últimos funcionam como um espaço de discussão em que os participantes proponentes expõem ideias que se articulam com o eixo central proposto no GT.

Dentre os temas estão as questões étnico-raciais, trabalho com adolescentes no cumprimento de medida socioeducativa, abuso e exploração sexual com crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua, violência contra mulher, população LGBT e sofrimento psíquico, relações entre o SUAS e o Sistema de Justiça.

Já no último dia de evento, 1º de novembro, durante o encerramento do 2º Encontro de Psicologia na Assistência Social será discutido o combate ao preconceito contra a usuária(o) do SUAS com a participação da psicóloga do Conselho Federal de Psicologia, Andréa Esmeraldo Câmara e a conselheira regional Sheila Carla Gomes de Queiróz, coordenadora da Comissão de Assistência Social do CRP 18-MT.

O evento surgiu da parceria entre a Comissão de Psicologia na Assitência Social do CRP-MT e do Curso de Psicologia do UNIVAG - Centro Universitário. A programação será de três dias (30 e 31 de outubro e 01 de novembro 2018), e ocorrerá no UNIVAG - Centro Universitário.

Os participantes receberão certificado com carga horária de 20 horas, somadas as participações nas atividades diárias. Mais informações no site do evento: https://www.even3.com.br/cmpcs.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação



Outras Notícias

08/11/2018 Feriado Nacional O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP 18ª Região) comunica ao público que em razão do Feriado do Dia da Proclamação da República do Brasil e da Consciência Negra, não haverá expediente de 15 a 20 de novembro de 2018. [leia +]