quinta-feira, 30 de novembro de 2017
CRP18-MT apresenta documento e promove debate sobre Relações Raciais O evento, que acontece às 19h, no auditório 1 do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), contará com uma mesa de debates sobre o tema.

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) apresenta e lança regionalmente na segunda-feira (4/12) o documento “Relações Raciais: Referências Técnicas Para a atuação de Psicólogas(os)”, elaborado pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop). O evento, que acontece às 19h, no auditório 1 do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), contará com uma mesa de debates sobre o tema.

O documento é uma das respostas do Sistema Conselhos de Psicologia (CRPs/CFP) às demandas dos profissionais e do movimento negro para a produção de teorias que contribuam com a superação do racismo, do preconceito e das diferentes formas de discriminação. “É um documento que estava sendo muito esperado pela categoria e responde aos anseios dos profissionais”, salienta o conselheiro Carleandro Roberto de Souza, coordenador da Subcomissão de Relações Raciais, vinculada à Comissão de Direitos Humanos e Políticas Públicas do CRP18-MT.

Ele explica que a abertura do evento será feita pela Psicóloga Fabiana Tozi, técnica do CREPOP em Mato Grosso, que apresentará o trabalho do Crepop e dará alguns detalhes da mais recente produção. Em seguida, Carleandro coordena uma mesa de debates sobre Relações Raciais com a participação de dois convidados. Um deles é o prof. do Curso de Psicologia da UFMT Maelisson Silva Neves, que fala sobre a importância das referências tanto para quem atua na profissão como para que está em formação.

Outra participante é Emanuelle Carine da Silva Souza, psicóloga, membro do Núcleo de Estudos de Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (Nepre/UFMT), cuja fala será direcionada às relações raciais no contexto escolar. Segundo Carleandro, também serão colocadas em discussão algumas demandas encaminhadas ao CRPMT.

Os interessados podem fazer a inscrição pelo email contato@crpmt.org.br

Fonte: Pau e Prosa Comunicação



Outras Notícias

14/12/2017 Psicóloga apresenta relatório sobre atuação do Comitê de Mortalidade Materna e Infantil A profissional prestou inestimáveis serviços à comunidade com sua atuação no órgão de controle social, traduzidos em um relatório apresentado quando de sua saída, em novembro deste ano. [leia +]
14/12/2017 Carta de Bauru que representa marco na luta antimanicomial completa 30 anos O evento reuniu cerca de 2 mil pessoas entre usuários dos serviços de saúde mental, familiares, profissionais, estudantes e gestores [leia +]
12/12/2017 Documento com referências técnicas para psicólogas(os) sobre relações raciais é lançado O documento foi elaborado com a participação do movimento negro de Mato Grosso, por meio de debates promovidos pela Subcomissão de Relações Raciais, vinculada à Comissão de Direitos Humanos e Políticas Públicas do CRP18-MT. [leia +]
12/12/2017 CPR tem agenda de eventos em Cuiabá e Brasília Presidente participa da I Semana de Direitos Humanos [leia +]